RETRATOS POP ART MULHERES

RETRATOS POP ART MULHERES I

Por iniciativa da arquiteta Regina Márcia Fernandino Fonseca Moura, Sete Lagoas ganhou, neste mês de maio, mais uma galeria de arte, a A+ Art, que funciona no andar térreo de seu escritório, no centro da cidade. Para a inauguração, foi montada a exposição Retratos Pop Art Mulheres, do artista plástico mineiro Márcio Leite, que pintou retratos de mulheres de Sete Lagoas a partir de fotografias. O Radar compareceu à noite de abertura e m mostra na edição desta semana.

RETRATOS POP ART MULHERES II

Na entrevista ao Radar, Regina Márcia agradece ao programa pelo comparecimento, assim como a todos que prestigiaram o evento. Relata que, exercendo a arquitetura há 27 anos, procura sempre casar a arte com seus projetos, e que essa inauguração é a concretização de um sonho antigo, de ter a sua própria galeria de arte. Diz que, ao elaborar o projeto do escritório, reservou o primeiro andar para esta finalidade, finalmente concretizada, em parceria com duas sócias, clientes do seu escritório.

 

RETRATOS POP ART MULHERES III

A entrevistada ressalta que seu desejo é de que a nova galeria não se limite a um espaço de venda de obras de arte, mas que seja um espaço permanente para exposições e mostras diversas, privilegiando o segmento educativo, convidando escolas a visitar a galeria. Pretende ainda promover lançamentos de livros e cursos de história da arte, acrescentando que o espaço está à disposição de todos os artistas sete-lagoanos. A galeria está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 15 às 19 horas, e nos sábados, das 10 às 14 horas.

 

RETRATOS POP ART MULHERES IV

Autor dos retratos, Márcio Leite diz em sua entrevista ao Radar que a exposição é um grande desafio, mas ao mesmo tempo, uma grande demonstração de confiança em seu trabalho por parte das organizadoras e das retratadas, essencial, segundo ele, para o sucesso alcançado. Diz que já realizou outras exposições de retratos e que o grande desafio neste tipo de trabalho é fazer com que a pessoa retratada goste do resultado.

 

RETRATOS POP ART MULHERES V

Márcio Leite classifica o seu trabalho no gênero Pop Art, cuja maior expressão é o artista norte-americano Andy Wharol, falecido em l987, mas que até os dias de hoje tem seu trabalho e seu estilo admirados em todo o mundo. Define o seu trabalho como um estilo de vanguarda, no qual, pela observação da fotografia, capta a essência da pessoa em poucos traços. Finaliza dizendo que conheceu Sete Lagoas na realização do trabalho, gostou muito da cidade, de povo hospitaleiro, feliz e educado, que o faz sentir-se em casa.

 

...