MOMENTO VIDA E SAÚDE - 19 DE JUNHO DE 2014

O Momento Vida e Saúde mostra a terceira da série de reportagens realizadas durante a realização da IV Conferência Acadêmica de Saúde e II Congresso Regional da Saúde. O Pousada do Sol em Foco registra a visita de um vereador ao clube. Os dois blocos finais do Radar mostram a segunda parte da cobertura da estreia de peça das Companhia Quiprocó de teatro.

MOMENTO VIDA E SAÚDE I

Integrando o seu calendário de atividades extra-curriculares, a Faculdade Ciências da Vida realizou em seu auditório dois eventos integrados, a IV Conferência Acadêmica de Saúde e o II Congresso Regional da Saúde. Ao longo de todo um dia de sábado, foram realizados palestras e mini-cursos, destinados a alunos e profissionais da saúde. O Radar registrou e mostra em uma série de edições do Momento Vida e Saúde , que prossegue nesta semana, com a terceira reportagem da série.

 

MOMENTO VIDA E SAÚDE II

A entrevistada desta semana é Line Del Persio, instrutora de psicologia nuclear da Escola Art’As, da França, que proferiu a palestra A nova boa saúde e a higiene interior. Pouco fluente em português, teve auxílio, tanto na palestra como na entrevista ao Radar, da tradutora Lisa Felicori, professora da Universidade Federal de Minas Gerais. De início, a palestrante se declara muito honrada pelo convite para participar de evento de grande repercussão como foi a conferência acadêmica da Faculdade Ciências da Vida.

 

MOMENTO VIDA E SAÚDE III

Sobre o conteúdo da palestra, a pesquisadora francesa diz que existe hoje uma nova saúde, baseada não apenas na higiene exterior, ressaltando que é necessário cuidar também da higiene interior. Salienta que é necessário cuidar da psique, ou seja, das questões relacionadas com a alma, o espírito, buscando a unidade entre os corpos físico e espiritual.

 

MOMENTO VIDA E SAÚDE IV

Sobre a psicologia nuclear, sua especialidade na França, Line Del Persio diz que esta ciência tem uma prática espiritual laica, aberta a todas as crenças. Diz ainda que os fenômenos que acontecem no universo, como, por exemplo, fissões e fusões nucleares, acontecem também na interioridade humana. Sendo assim, cada corpo humano pode ser visto como um microcosmo. A série de reportagens envolvendo a conferência acadêmica será encerrada no Radar da próxima semana.

 

...